segunda-feira, 16 de março de 2009

Dublinia























E eu cheguei de Dublin.Gostei muito da cidade e das diferenças com qualquer canto do Reino Unido.Fui pra lá achando que ia ser igual a qualquer cidade daqui,mas é bem diferente.

Acordei sábado as 4:50 da manhã,me arrumei e fui de taxi.A primeira coisa errada que fiz foi na hora de pagar.Acho que pelo sono,paguei os 13,80 com 15 libras.Achava que tinha pago...Dei a gorjeta pro taxista,os 1,20,que eu achava.Quando abri a carteira vi que tinha dado 20 pounds pra ele,ou seja,6,20 de gorjeta.Depois entendi porque ele buzinou e acenou quando saí do taxi...

Tudo bem,fiz o check-in num saguão vazio e lá ia eu pra primeira experiência com a Ryan Air.Confesso que estava nervoso,achando que na hora de aterrisar eles iam desligar e descer "na banguela",pra economizar combustível.Foi bem!Cores chocantes,música na aterrisagem e quando li o "low fare" na minha frente,entendi.

O aeroporto de Dublin é bonito e todo moderno.Peguei um ônibus e fui pra O'Connel Street pra encontrar com a Carol.Cheguei direitinho e achei a loja dela.Lá estava ela trabalhando no café.Fiquei ali conversando um tempo e esperando pra ficar um pouco mais tarde e ir pra casa da Talita.Acabei deixando minha mala na loja com ela e fui passear.

Turismo pra mim não é visitar pontos turísticos.Ando por ruas que não tem ninguém e entro em lugares bizarros só por entrar mesmo.Fiz uma versão mais longa até a Trinity College,parando por pontes e por essas ruas.A Trinity é muito bonita e ali que me lembrei que era Irlanda.Tudo verde,mas verde mesmo!Andei por lá,deitei na grama em homenagem,olhei por céu e fiquei viajando um tempão.Saí de lá,passei no Castelo de Dublin,na St. Patricks Church e Christian Church.

Isso era uma boa caminhada.Ainda bem que comi um bolo de limão e um café,que a Carol cobrou como um Cookie,ainda porque insisti.Voltei pra Euson,esperei um tempo e logo chegou a Talita.Fazia uma cara que não via a menina.Muito bom!Fomos andando pela cidade,ela me falou dos aspectos da vida de lá,preços e que ama aquilo tudo.Andamos e andamos até o pub que elqa trabalha.Um australiano muito massa!3 andares,alguns bares,telões espalhados e muita gente vendo o jogo.Pedimos comida,fui pra casa delas,comemos,cerveja e ela teve que ir trabalhar.

Fiz mais milhões de voltas e vi que tem muito polonês e brasileiro por lá.Meu deus!A Carol saiu do trabalho,fui na casa da Talita tomar banho e saímos pro centro.O Gavin,namorado da Carol, não foi,mas a Tati estava com a gente.Paramos pra comer e atrás da gente senta a Carol,aqui de Liverpool.Absurdo!Encontrar alguém em Dublin sem combinar, é absurdo.

Andamos por mais de 10 pubs,ouvimos música Irish,acordeon,raça pulando,Guiness boa,Chapéus verdes de St. Patricks,turistas,português,mais cervejas e encontramos a Carol de novo(de propósito dessa vez) e ela estava com mais um alemão e duas gurias.O Alemão era gay e adivinhe onde fomos parar.

Sim,fui num bar gay.Foi engraçado e estranho.O Alemão que era bem tímido lá nos pubs,se revelou.Um monte de gente de regata justa,carecas,fortes e rapazes bonitos.As gurias decepcionadas por verem eles lá.O triste era eu dançar e alguém começar a chegar mais perto ou dançar na frente.Eu ria,as gurias me salvavam,me abraçavam e lá estava eu no meio de mais uma experiência bizarra de minha vida.Durou uma meia hora e saímos dali.Ufa!

Andamos por mais uns pubs e aí estava na oitava cerveja e cansados.Cada um foi pra sua casa e ficou eu,a Carol de Liverpool e a Mariele,que é inglesa.Íamos voltando pra casa quando ouvi um violino e um verso conhecido.Uma guria tocando violino,um cara no violão e um batucando e tocando Kings of Leon.Em 2 minutos,no meio da rua,aquilo virou uma zona.Era todo mundo cantando,pulando,bebendo e se abraçando.Foi bonito!Sem nenhuma briga,nem gente roubando e tudo muito na boa.

Voltei pra casa da Talita sozinho,comi e cheguei pra dormir.Esse foi o dia 1...Jesus!

Dia seguinta a gente ia pra Guiness,mas acordei mal e doente.Mesmo assim eu não ia ficar em casa.Acordei e fui passear de novo.Comprei uns souvenirs,chapéus verdes e um copinho de Dublin pra Nane.Encontrei a Carol e conheci o Gavin,namorado dela.O bicho é muito engraçado!Irlandês roots,preconceituoso e gente fina.

Me contou do que ele pensa sendo Irish,de história,de artes e das impressões sobre um monte de coisa até polêmica...Andamos em direção a um parque que acho que era o Grafton.Muito bom!Coisa de Europa mesmo.Brinquedos educativos,famílias,comidas,linguiças,mágica,aulas de Parkour,teatro,dança,música e gente só deitada no parque.Isso que me assusta em não existir no Brasil.Tudo isso de graça e todo mundo sossegado.

Fomos num museu de artes ali perto,vimos obras irlandesas,ele contou toda a história do livro de Kels e me ensinou algumas coisas em Céltico(leia-se Quéltico).Ele tem uma camera profissional e lá ia tirando fotos.Passamos num mercado brasileiro que vendia coisas caras e boas,compramos a janta,comemos linguiça e chips no lugar mais famoso da cidade que até o Bono,Tom Cruise são clientes,peguei minha mala na casa da Talita me despedi delas.As gurias foram muito queridas.Se preocuparam todas,arrumaram cama pra eu dormir e conversamos muito.Grandes pessoas!

Pegamos o trem pra casa da mãe do Gavin e sogra da Carol.Altas casa bonita!Meio afastada do centro e confortável.Fizemos feijão,arroz,farofa e alcatra.O Bruno,amigo do Gavin, também ficou lá com a gente e foi bem bom.Jogamos Xbox até uma da manhã e tinha o taxi as 6:30

Impressões:Irish é patriota demais e meio preconceituoso com turistas e estrangeiros.Falaram dos nackers,que são irlandeses que atacam "estrangeiros" nas ruas só por diversão mesmo.Sotaque engraçado com o R meio de colono.Não gostam dos Gardas(polícia).Segundo eles,a ressaca ocorre porque é o álcool saindo do teu corpo,então pra acabar com ela:beba mais!Bebem muito.10 a 15 pints é uma média boa...Tem muito brasileiro que faz vergonheira pro país.Dublin é muito cara.Gastei os 105 Euros sem ter feito nada demais.Uma cerveja custa 5,50 Euros,o taxi cobra 1 euros por pessoa a mais e por mala também.Ele nem gostam de escutar o nome Inglaterra,amam Rugby,muita gente toca músicas nas ruas,músicas Irish são de letras tristes mas sempre tem um bêbado pra jogar cerveja pra cima e começar a bater palma e dançar.Tem mais coisas que não lembro.

Na volta fiquei mais indignado com a Ryan Air.Mais taxinhas escondidas...10 Euros pra fazer o Check in porque não sou um comunitário europeu.O aeroporto é gigante,moderno mas funciona devagar.Já estressado e mesmo tendo chegado com mais de uma hora no aeroporto,tive que correr pra chegar em tempo.Vôo de 35 minutos e uma sensação de que tudo valeu a pena e que a primeira viagem pra fora da ilha foi realmente internacional.Irlanda é Irlando,Reino Unido é Reino unido...

Hoje tem aula a 13:30 hs e amanhã é St. Patricks.

Valeu!
Beijos,abraços e Conas a ta tu?
Se cuidem!
Cheers...

Um comentário:

cla disse...

lindas as fotos!!! adoro essas construções antigas do século retrasado!!! e me entristece não termos gramados assim aqui no Brasil tb!!! com certeza perderia uma tarde inteira deitada na grama num dia frio e ensolarado!!! hahahahahaha
e o bar gay?? huahauhauhauahu nao combina ctg meeeeesssmo!!!
beijos queridoo